Dicas para enfrentar o desemprego

Devido a atual situação econômica do Brasil, o número de desempregados atinge a cerca de 12,3 milhões de pessoas. Apesar de não ser agradável, estar desempregado não poder ser o fim do mundo. A situação pode acontecer com todos os profissionais em algum momento de sua carreira, e causa sim, problemas financeiros e psicológicos, mas também, pode abrir caminhos para uma volta por cima.

Esse processo não será fácil. Tudo dentro de você vai querer gritar e lamentar seu destino. Você pode fazer isso, mas atitudes como essa não vão ajudá-lo e só servirão para impedir seu avanço. Pode ser assustador e até desesperador, mas é preciso manter a calma antes de tomar qualquer decisão. Mas o que fazer para enfrentar o desemprego? Fique atento às dicas:

1) Atualize o seu currículo:

O seu currículo será o seu maior companheiro nesta fase. Atualize sua versão física e online. Preste atenção na linguagem utilizada e nos recursos ortográficos. Revise-o uma, duas, três vezes.

2) Faça contatos:

Contatos são fundamentais, por isso faça com que as pessoas saibam que está em busca de uma nova oportunidade profissional e mantenha-os sempre por perto. Isso será muito importante para você neste processo.

3) Entenda o mercado:

Entender os aspectos gerais de sua área de atuação pode ser decisivo na hora de conquistar uma nova posição. Por essa razão, tenha em mente qual posição você deseja, se você está qualificado o suficiente e se há muitas vagas em sua área de atuação.

4) Atualize-se:

Diversas instituições oferecem uma série de cursos de requalificação profissional grátis em diversas plataformas e com temas variados. Com uma rápida procura na internet é possível encontrar diversão opções. Aproveite o seu tempo livre para ganhar conhecimento.

5) Tenha Foco:

Tenha um plano previamente organizado. Não deixe o desespero tirar o seu foco. Defina qual a colocação desejada e trace os seus objetivos profissionais. Faça uma tabela de acompanhamento e saiba para onde, quando e o porquê você mandou o seu currículo para toda e qualquer vaga prospectada.

Open chat
Powered by