Ferramentas de organização no trabalho

É inegável que a rotina de todo mundo está cada vez mais corrida: organizar o dia, cuidar das obrigações pessoais, saber exatamente o que precisa ser feito no trabalho. Somos pressionados a otimizar nosso tempo e a produzir cada vez mais. Manter o foco é uma das atitudes mais desafiadoras e, para conseguir isso, é necessário ter ao nosso alcance, ferramentas que nos ajudem a organizar o trabalho e a gerir melhor nosso tempo.

Por isso, use o planejamento como aliado, priorize as tarefas essenciais e saiba separar o que é urgente daquilo que pode esperar. Ao saber dizer não e buscar manter a organização no dia a dia, você irá parar de perder tempo com atividades que não contribuem para um bom resultado, voltará a ter foco em pontos estratégicos e terá menos estresse no trabalho e mais qualidade de vida.

Pensando nisso, selecionamos 3 ferramentas de gerenciamento de tarefas para você nunca mais sofrer na hora de organizar seu trabalho. E o melhor é que todas são gratuitas.

1) Trello

É um ótimo companheiro de trabalho. Isso acontece devido à facilidade de ser ajustado de acordo com as necessidades do usuário. O aplicativo se adapta a diversos modelos de projetos, times e fluxos de trabalho. Com ele, você cria quadros que indicam a fase na qual o seu projeto está em desenvolvimento. Por exemplo: “Para fazer, em produção, finalizado, etc”. Comentários em determinado projeto podem receber feedback imediato, enquanto etiquetas ajudam na organização. Além disso, a ferramenta permite que sejam feitos trabalhos em conjunto com outras pessoas, que também tenham uma conta na plataforma. É possível delegar tarefas, definir responsáveis e estipular datas para a entrega de cada subtarefa do projeto. O Trello conta, inclusive, com um checklist que nos ajuda a não pular nenhuma etapa do processo.

2) Google Agenda

O Google Agenda conquistou muitos adeptos por causa das facilidades oferecidas, como a possibilidade de acesso a partir de computadores e de dispositivos móveis. Ao adotar a agenda do Google, você nunca mais perderá uma data importante porque esqueceu de anotá-la no seu calendário de papel. Trata-se de uma excelente ferramenta que oferece alertas que aparecem diretamente na tela do celular ou do computador, além de e-mails de aviso. Outro ótimo recurso dessa ferramenta é a possibilidade de trabalhar com diversas agendas: trabalho, família, amigos, etc. e tornar públicos alguns dos seus compromissos.

3) Quire

O visual do Quire é bem simples e versátil. Ele possui basicamente duas áreas distintas, separadas por colunas. Uma das coisas mais legais é que ele mostra os detalhes de suas atividades em uma coluna lateral, basta clicar na linha da tarefa e ler tudo sobre ela no lado direito da ferramenta. Você pode marcar os itens como finalizados e eliminá-los da lista. Além disso, é possível inserir anexos, inclusive do Google Drive, adicionar agendas, subir trabalhos prontos caso esteja trabalhando em equipe, utilizar tags para definir as atividades e muito mais.

Open chat
Powered by