Quais os principais desafios do setor mecânico?

Quando se escolhe seguir uma profissão que coloca a mão na massa, é preciso ter em mente que diferente de outro negócio, uma oficina mecânica possui algumas particularidades, como por exemplo, o conhecimento técnico. No entanto, a base de administração é a mesma de qualquer empreendimento. Então, além de prestar um bom serviço, é preciso ter uma boa apresentação, bom atendimento e conhecimento de gestão.

É um desafio diário cuidar de uma oficina mecânica. Porém, com um bom planejamento, é possível entregar um trabalho de qualidade, para que o serviço seja satisfatório aos  clientes e traga lucros para empresa. Pensando nisso, separamos 10 desafios que um mecânico pode ter e como superá-los. Acompanhe nossas dicas!

1 –  Ter bons conhecimentos técnicos

Como já mencionado, o sucesso do mecânico está diretamente ligado aos conhecimentos técnicos que ele possui. Sendo assim, é essencial estar atento às mudanças do setor automobilístico, investir em cursos de atualização e descobrir maneiras mais simples de resolver os problemas de sempre.

2. Oferecer um atendimento de alta qualidade

Assim como qualquer outro negócio o atendimento é muito importante, pois assim fará com que os clientes queiram retornar à oficina e também indiquem o seu trabalho para outras pessoas. Este bom atendimento engloba diversos fatores, como atender com simpatia, esclarecer todas as dúvidas, cumprir com o combinado, oferecer vantagens para os clientes fiéis, dentre outras ações.

3. Manter a oficina limpa e organizada

Uma oficina suja e desorganizada pode dar a impressão que o carro do cliente não será bem tratado, fazendo com que ele fuja para a concorrência. Por isso, reserve um dia para limpar e organizar sua oficina. Você irá perceber que em um ambiente limpo e organizado até a produtividade irá aumentar.

4. Descobrir o que o público espera de sua oficina

Descobrir o que o público espera do seu trabalho é uma das funções da gestão de negócio. Por isso, sempre que possível, faça uma pesquisa de opinião com seus clientes, se estão satisfeitos com o serviço prestado e se gostariam de algum serviço que vocês ainda não oferecem. Isso ajudará muito a sua oficina melhorar e a crescer cada vez mais.

5. Oferecer um preço competitivo pelos serviços prestados

É muito importante levar em consideração as despesas relacionadas a manter a oficina. Porém, é preciso ser ético na cobrança de valores pelos serviços prestados, pois é muito comum alguns profissionais cobrarem valores mais altos quando percebem que o cliente não entende muito do assunto. Por isso, analise os custos de sua oficina e cobre o valor justo pelo trabalho realizado, sem comprometer a saúde do seu negócio.

6. Controlar o estoque das peças e equipamentos

A rotina corrida faz com que, muitas vezes, o registro do material utilizado seja deixado para depois. No entanto, manter uma planilha com esses materiais e fazer um controle mensal da quantidade necessária dos produtos, garante que negocie descontos em compras maiores e que você não compre algo que é pouco utilizado.

7. Realizar uma gestão financeira eficiente

Uma boa gestão financeira é extremamente importante para um negócio. Então, se você não entende muito bem da parte administrativa, é recomendado contratar serviços de um contador ou de um gerente especializado na parte financeira. Se você entende da parte administrativa, uma planilha com todos os custos da oficina pode ajudar.

8. Cumprir os prazos combinados com os clientes

É preciso lembrar que os seus clientes necessitam do carro para trabalhar ou para atender as necessidades pessoais. Por isso, é importante que seja estabelecido um prazo realista, para que assim, você consiga realizar os serviços no tempo determinado e evite conflitos ou até a perda do cliente.

9. Utilizar a tecnologia no seu trabalho

A tecnologia tem ganhado espaço na vida das pessoas cada vez mais. Em uma oficina mecânica não seria diferente, aliás, é uma ótima maneira de você otimizar os seus serviços, como a utilização de softwares específicos para gestão de oficinas, o uso de planilhas para o controle financeiro e de estoque ou, mesmo, aproveitar a internet para a divulgação dos seus serviços.

10. Saber como atrair e manter os clientes

Divulgar o seu negócio de diversas maneiras, é ótimo para atrair e manter os seus clientes. Sendo assim, faça anúncios em jornais, revistas especializadas e, também, usar as mídias eletrônicas e as redes sociais. Se possível, crie um cartão-fidelidade, onde o cliente obterá descontos e outras vantagens após certo número de visitas à sua oficina. Estes diferenciais fará com que seu negócio se destaque da concorrência.

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