Qual a importância de um curso profissionalizante?

Um curso profissionalizante tem como objetivo a atualização e o aprimoramento na área que o aluno deseja seguir, permitindo uma rápida inserção no mercado e também para quem já está e pretende conquistar um cargo melhor.

Através de profissionais com uma vasta experiência na área, essa metodologia de educação oferece aulas mais dinâmicas e interativas para ensinar o aluno facilitando o aprendizado. Além disso, há maior flexibilidade no horário de aula, permitindo a conciliação com as demais tarefas do dia a dia. Dessa forma, não há obstáculos para que o estudante se dedique à sua formação profissional, o que contribui para o seu engajamento em relação aos conteúdos.

De acordo com o presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), 86% dos jovens brasileiros não chegam às universidades, fazendo com que encaminham-se ao mercado de trabalho sem preparação e qualificação. Por isso, por meio da Lei 12.513/11, o Governo Federal fomentou a expansão dos cursos profissionalizantes no Brasil, com intuito de aprofundar o conhecimento e o desenvolvimento a capacidade profissional, para que assim, as pessoas tenham acesso à educação e ao mercado trabalho.

 Além disso, os cursos profissionalizantes também são importantes para o avanço econômico do país. Segundo Ramon Oliveira, em seu artigo intitulado ˜Educação Profissional” destaca que para o Banco Mundial “o investimento na qualificação dos trabalhadores é tão necessário quanto o maior investimento de capitais em áreas fundamentais do desenvolvimento econômico”.

O mercado brasileiro, mesmo na crise, precisa de mão de obra qualificada. Por isso, o curso oferece uma oportunidade de aprender determinados conteúdos rapidamente e contribuir para o crescimento das empresas. Um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas aponta que 65,61% dos estudantes informaram que os cursos livres ensinaram o conteúdo necessário para o bom desempenho no emprego.

Sendo assim, podemos concluir que o curso profissionalizante possui uma grande contribuição para o mercado de trabalho, a economia brasileira e a sociedade em geral.

Open chat
Powered by